CASO CLÍNICO
M.H.S., 46 anos, sexo feminino, casada, mãe de dois adolescentes (16 e 13 anos), administradora, pós-graduada, trabalha há 12 anos numa empresa em cargo de muita responsabilidade. Refere pouco tempo e disponibilidade para escolher melhor suas refeições. Muitas vezes “pula” refeições, e come um lanche. Não gosta de tomar agua e prefere refrigerante tipo cola. Em casa por opção dos filhos, a família consume frituras e pizza regularmente.
A HBP (Hiperplasia Benigna da Próstata) é uma doença que se caracteriza pelo aumento do tamanho da próstata. Este aumento está relacionado com a idade, e com a produção de testosterona (dihidrotestosterona). Parece paradoxal, porque se sabe que com a andropausa ou DAEM (distúrbio androgênico do envelhecimento masculino) há diminuição de produção de testosterona e contudo é nesta altura da vida que se desenvolvem mais acentuadamente os sintomas associados a esta patologia. Admite-se que aqui os estrogénios através de um processo de aromatização, têm um papel preponderante. Na verdade é difícil definir HBP, visto que engloba vários conceitos: um conceito anatomopatológico (hiperplasia celular epitelial e do estroma) que surge na zona periuretral da próstata (anatomia zonal de McNeal); um conceito clínico, representado pelos múltiplos sintomas do trato urinário inferior (tabela 1) e um conceito urodinâmico que tenta explicar a obstrução infravesical causada pelo aumento volumétrico observado no aumento da pressão detrusora com baixo fluxo urinário. (1-3) (tabela 2)
Fazer atividade física, manter-se dentro do peso, não fumar, ter uma dieta equilibrada e controlar o estresse. Pronto está ai a receita de uma vida saudável. Mas como posso ter certeza que não tenho risco de ter um infarto do coração? Dosar os níveis de colesterol, trigliceres, glicemia e medir a pressão arterial devem estar na rotina de qualquer pessoa que se preocupa com sua saúde. Mas espera um pouco, o que o sexo tem a ver com o coração?
Uma prótese peniana maleável é um dispositivo cirúrgico que permite ao homem com disfunção erétil ter uma ereção. O implante maleável é constituído por dois cilindros que são sempre rígidos e cheios, mas flexíveis. Todos os componentes ficam escondidos no interior do corpo peniano.
A prótese peniana inflável é um dispositivo cirúrgico que permite ao homem com disfunção erétil ter uma ereção rígida e confiável através da transferência de fluidos para cilindros implantados dentro do pênis. O implante peniano possui três componentes: dois cilindros, uma válvula e um reservatório. Geralmente, todos os componentes ficam escondidos no interior do corpo e não é possível ser visto pela parceira ou numa sala de banho.
Através deste espaço levaremos informações referentes a Urologia e suas diferentes patologias, além de temas relacionados a boa saúde. Acredito que com esse ponto de contato possamos contribuir com orientações e informações importantes – com intuito de prevenção – e esclarecimentos específicos. Reforço também que os assuntos publicados neste blog apresentam exclusivamente um caráter informativo – e que por sua vez não substituem (de maneira alguma) consultas e acompanhamento médico de rotina.