11 99138-3926
agendar@urologista.com.br

Implante de Prótese Peniana Inflável Minimamente Invasiva/Infrapúbica

A prótese peniana inflável é um dispositivo cirúrgico que permite ao homem com disfunção erétil ter uma ereção rígida e confiável através da transferência de fluidos para cilindros implantados dentro do pênis. O implante peniano possui três componentes: dois cilindros, uma válvula e um reservatório. Geralmente, todos os componentes ficam escondidos no interior do corpo e não é possível ser visto pela parceira ou numa sala de banho.

Os dois cilindros do implante peniano permanecem dentro do pénis em cada lado junto do corpo cavernoso. Nenhum tecido é removido para colocar os cilindros que simplesmente preenchem os espaços que previamente estavam cheios de sangue, quando o paciente era potente, com solução salina (soro fisiológico estéril). Os cilindros não interrompem o fluxo de urina ou a ejaculação. Os cilindros não alteram a sensação do pênis. Os cilindros também não afetam tumescência da glande (ou seja, a cabeça) do pênis.

A solução salina necessária para encher os cilindros reside num reservatório localizado por trás dos músculos da parede abdominal. A menos que alguém tenha um a cirurgia pélvica anterior, o reservatório não será detectado. Se o paciente teve uma cirurgia pélvica anterior (prostatectomia radical, por exemplo), o reservatório pode ser palpável e até mesmo visualmente perceptível se o paciente for magro, como um pequeno marca-passo.

A fim de transferir o fluido (solução salina) do reservatório para os cilindros e criar um pénis ereto, o paciente deve comprimir uma válvula localizada no escroto. A válvula será posicionada no meio e na parte mais baixa ou distal do escroto para permitir fácil manipulação. Como todos os dispositivos infláveis (por exemplo, câmara de pneu de bicicleta), o cilindro do implante peniano se tornará rígido quanto mais se bombear a válvula (2 a 3 apertadas ou ”pumps”).  Os pacientes devem ser encorajados a usar os dois dedos polegar e indicador para fornecer o máximo de ereção.

O implante de prótese peniana inflável irá fornecer ao paciente a ereção quando o paciente desejar. O paciente poderá ter orgasmo e continuar com a relação sexual, se assim o desejar. O paciente determina quando ele quer que o pênis fique flácido. O implante de prótese peniana inflável, uma vez inflado, só pode ser esvaziado com a desativação da válvula, feita pelo paciente. Isto pode ser realizado através da compressão de uma barra de desinflar localizado por cima da válvula, ao mesmo tempo em que se comprime o pénis, transferindo, assim, o soro fisiológico do pénis de volta para o reservatório.

Usando a técnica de implante de prótese peniana inflável minimamente invasiva (infra púbica), todos os componentes acima mencionados são posicionados através de uma incisão menor que cinco centímetros acima do pénis, onde os pelos pubianos crescem. A cicatriz muito pequena permanece imperceptível. Não haverá nenhuma incisão no pênis ou no escroto. O procedimento pode ser realizado de forma segura, sob anestesia geral ou raquidiana em menos de 30 minutos. O procedimento pode ser feito em regime ambulatorial de internação ou pernoitar com alta hospitalar pela manha, dependendo do que é ao mesmo tempo mais seguro e mais conveniente para o paciente.

Normalmente, os pacientes podem retomar a atividade sexual entre quatro e seis semanas.