11 99138-3926
agendar@urologista.com.br

Implante de Prótese Peniana Maleável

Uma prótese peniana maleável é um dispositivo cirúrgico que permite ao homem com disfunção erétil ter uma ereção. O implante maleável é constituído por dois cilindros que são sempre rígidos e cheios, mas flexíveis. Todos os componentes ficam escondidos no interior do corpo peniano.

Os dois cilindros do implante peniano maleável são colocados junto ao corpo cavernoso de cada lado do pénis. Nenhum tecido é removido para colocar os cilindros; simplesmente os cilindros ocupam espaços que foram previamente cheios de sangue, quando o paciente era potente. Os cilindros não interrompem o fluxo de urina ou ejaculação. Os cilindros não alteram a sensação do pênis. Os cilindros também não afetam tumescência da glande (ou seja, a cabeça) do pênis.

Ao contrário do implante de prótese peniana inflável, nenhuma válvula é necessária para iniciar uma ereção. Tal como uma luminária com corpo flexível, o pênis pode ser manipulado para a posição “ereta” para a atividade sexual. Uma prótese peniana maleável pode ser mantida nessa posição durante o tempo que o paciente desejar. O paciente pode ter orgasmo e continuar com a relação sexual, se assim o desejar. O paciente determina quando ele quer colocar o pênis em estado de repouso.

Usando os mesmos princípios da técnica de implante peniano minimamente invasivo (infra púbica), os cilindros são implantados através de uma incisão menor que cinco cm na parte inferior do pénis. O procedimento pode ser realizado de forma segura, sob anestesia geral ou raquidiana em menos de 20 minutos. O procedimento pode ser feito em regime de internação ambulatorial ou pernoitar com alta hospitalar pela manha, dependendo do que é ao mesmo tempo mais seguro e mais conveniente para o paciente.

Normalmente, os pacientes podem retomar a atividade sexual entre quatro e seis semanas.